-> Clique aqui para Votar na Pesquisa do Blog <-

terça-feira, 17 de março de 2009

Fluência Tecnológica

O que distingue a fluência de uma pessoa em uma lingua estrangeira? Sua capacidade de expor temas complexos em uma língua que não é a sua nativa.

Pense agora no mundo tecnológico que nós vivemos, percebemos que pessoas tem mais ou menos facilidade para trabalhar com computadores, então deve haver níveis de usuários diferentes. Pensando nisso o pessoal do MIT Media Lab decidiu definir o que seria fluência tecnológica (pdf).

Foram definidos seis níveis de fluência que são os seguintes.

Habilidade para usar o computador: Neste nível a pessoa consegue utilizar as funções básicas do Sistema Operacional e aplicativos padrão, processadores de texto, planilhas, e-mail, navegadores e aí por diante. Dentro da internet ele consegue encontrar a informação que necessita.

Habilidade para aprender novas maneiras de usar o computador: O usuário neste nível de fluência consegue aprender a usar novas funcionalidades, programas e ferramentas e se sente confortável e confidente neste aprendizado. Consegue utilizar mais de um aplicativo em um projeto, já consegue configurar os programas para seu jeito de trabalhar e consegue até usar criativamente funcionalidades de alguns programas.

Habilidade para criar com o computador: Agora nosso usuário está bem mais confortável com o computador, ele consegue criar artefatos com imagens, animações, músicas, vídeos e qualquer outra mídia que apareça, mais importante, ele consegue no eventual aparecimento de erros fazer uma depuração de sua criação, além de fazer upgrades na funcionalidade do que criou. Neste estágio ele conhece os limites das ferramentas que tem à disposição e consegue enriquecer seus projetos escrevendo programas.

Habilidade para criar com base em suas próprias idéias: O usuário continua criando, mas agora ele consegue estruturar e desenvolver um projeto desde a inspiração inicial até o produto final, continua programando, mas agora consegue selecionar as ferramentas mais apropriadas ao seu projeto, com o decorrer do tempo consegue evoluir o projeto com a inclusão de novas idéias.

Habilidade de usar a tecnologia para contribuir com a comunidade ao redor: Agora o usuário faz parte de uma comunidade de usuários, com a qual ele compartilha seus projetos, colabora com projetos de outros, modificando-os e ampliando-os. Além disso começa a se preocupar a desenvolver idéias que façam sentido para essa comunidade, além de ajudar a facilitar o aprendizado de outros membros.

Entender conceitos relacionados com as atividades tecnológicas: Este é o último estágio, o usuário começa a buscar informações fora da tecnologia, por exemplo, para fazer um jogo começa a estudar matemática e física. Os novos conhecimentos também são usados em outros contextos e sua abordagem de solução de problemas agora é sistemática ou científica.

De um simples usuário de computador a alguém fluente em tecnologia o caminho não é tão fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br