-> Clique aqui para Votar na Pesquisa do Blog <-

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pirataria nas ruas e na internet

Tudo começou a virar guerra quando o Napster foi processado e virou brinquedo de criança rica e mimada. OK, alternativas não faltariam e hoje sobram sites e outros meios de se conseguir algum filme ou disco "gratuitamente"!

Não estou falando em roubar, estou falando em ter uma cópia do material, algo que sempre conhecí e pratiquei pela minha curta vida. Desde jovem eu gravava videos e shows da TV, discos e cds em fitas K7...ninguem nunca me prendeu ou reprimiu por tais práticas

Hoje o assunto tomou proporções mundiais e lendo uma matéria sobre a ida ao centro do Zé do Caixão resolvi escrever o que eu acho disso tudo em poucas linhas, poderia resumir em um única palavra: HIPOCRISIA!

As pessoas no geral são hipócritas quando falam de sí mesmas, e no Brasil as pessoas públicas gostam muito disto, claro, vendem uma imagem, vivem disto. E elas acabam influenciando outras e acabam falando merdas que nem tem noção ou conhecimento sobre.

Alias um dos principais argumentos contra a pirateagem é o fato disto prejudicar o artista, tirar o ganha pão dele. Mas o artista não ganha nada com vendagens, a porcentagem é tão pequena, e em muitas vezes nula que não faz diferença.

Artista de verdade ganha dinheiro quando está próximo ao povo, fazendo shows, espetáculos, ou quando vende sua obra para algúem publicar/lançar. O dinheiro obtido com vendas de produtos enriquece apenas os editores, as gravadoras, os marketeiros e intermediários afins.

Eu lí pessoas admitindo que baixam somente 2 músicas por disco para conhecer artistas, e depois se gostarem compram o produto!!! Duvido muito! Calem suas bocas! E pior, vou dar meu dinheiro pra loja, pra gravadora, pra distribuidora? Nunca mais!

Preços absurdos provindos de lucros absurdos! Isso nunca vai mudar, essa máfia, este mercado. A mudança de pensamento deve acontecer, pois a pirataria divulga muito bem o trabalho do artista, ela é muitas vezes mais honesta, porque está nas ruas, não está vindo de propagandas de TV ou rádios, não precisa de jabá para aparecer nas grandes mídias, e tudo que alguem quer é tocar mais e não ficar em casa vendo os gráficos de "quanto meu disco vende por mês".

Eu baixo tudo, discografias completas, no trabalho, em casa, onde eu puder, eu falo bem das bandas que gosto, eu falo mal das outras que não tenho apreço e escracho as que são fakes!

Sem contar que as distribuições em terras brasileiras são nojentas, como eu poderia ouvir e assitir o que gosto sem a internet ao meu lado?

Bom, o Zé Mojica foi pras ruas ver seus DVDs sendo vendidos de maneira pirata, antes de ir achou um absurdo, mas chegando lá no centrou caiu na real e percebeu como nosso país realmente é...pobre e divertido. Lá ele falou: "A culpa não é dos pirateiros e sim da industria do DVD/CD!". De bom humor falou com todos e autografou diversos DVDs piratas que ganharam status de colecionador! Eu quero um!!!

Sem contar que outro assunto inerente a este é o direito autoral de muitas obras, oras, porque isto existe? Porque na maioria das vezes nem o criador é o detentor deste direito? Mas é pano demais pra minhas mangas, tenho braços curtos, vou ficando por aqui.

Apenas peço que ouçam e assistam com carinho aquilo que lhes apetece, e esqueçam estes conceitos velhos demais que andam já desmoronando, que são ditos apenas por bocas velhas e desdentadas, de pessoas que querem mais dinheiro e menos criação. Saiam de casa, vão aos shows e cinemas(apesar de caros). Comprem piratas, baixem discos, divulguem artistas boca a boca, por email, em blogs e ajudem essas pessoas crescerem fora das grandes mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br